Bem-vindo(a) ao nosso blog

O Lugar onde nós te ensinamos a escrever

Todos os conteúdos são pensados para te ajudar a se tornar um escritor. Aproveite!

Os 10 mandamentos do escritor

Mandamento 1:

Não escreverá mais de uma história ao mesmo tempo.

Muitas ideias irão surgir e vão nos tentar a começar outra história, mas nos manteremos fiéis à que estamos escrevendo, se esquivando da palhafoguite.

Quando nos tornamos escritores, nos tornamos parte de cada história, vivendo cada uma delas. Se nos dividirmos em várias histórias ao mesmo tempo, nenhuma delas receberá sua devida atenção e viveríamos vidas incompletas, sem passar uma mensagem concreta e forte.

Não iremos desprezar e julgar tais ideias, iremos acolhê-las, prepará-las e ressignificá-las para a atual história em que estamos trabalhando. Quando não for possível converter a ideia, ela será enviada para a incubadora, para amadurecer e florescer no tempo certo.

Mandamento 2:

Não comparará sua primeira versão com uma edição finalizada.

Todo livro passa por uma longa jornada de preparação, assim como seus personagens. Nada nasce pronto e perfeito.

Assim como um diamante precisa ser lapidado para se tornar algo bonito e de grande valor, sua história também será lapidada até ganhar sua melhor versão.

Mandamento 3:

Não permitirá que bloqueios e insegurança te impeçam de escrever.

Nenhum bloqueio ou insegurança é maior que a vontade do escritor e a força da história. Você se compromete a conhecer e praticar todos os caminhos e ferramentas para vencer estes inimigos.

Com treino e comprometimento, os bloqueios não passarão de pó facilmente batidos em seus sapatos e a insegurança de pequenas pedras em seu caminho, que facilmente poderão ser retiradas.

Mandamento 4:

Lembra-te que constância é mais importante que quantidade de escrita.

Sempre mantenha em sua rotina, um momento para se empenhar com a escrita de sua história. Seja uma vez por semana, por uma hora, ou em finais de semana, ou ainda em períodos de férias e folgas.

Mais do que quantidade escrita em um determinado espaço de tempo, o importante é manter uma constância de escrita, tendo sempre contato com sua história, evitando grandes diferenças de estilo de escrita.

Mandamento 5:

Honrará seu planejamento e sua ideia central.

Apenas uma ideia solta sem preparo não construirá sua história. Você se compromete a planejar de forma estratégica, de acordo com seu objetivo, encontrando a ideia, a mensagem central de sua obra, e se compromete a segui-la até seu último parágrafo.

Mandamento 6:

Não matarás ou ressuscitará personagens em vão.

Não irá manter situações que possam não fazer sentido ou desencadear rumos que vão para longe de seu planejamento e ideia central, só por não querer perder tais ideias.

Nem criará novas situações para apenas consertar, de forma improvisada, furos de roteiro. Se compromete a levar ideias que não se adaptam a história atual para a incubadora.

Mandamento 7:

Não pulará processos para a escrita.

Para que um método funcione de fato, seja qual ele for, é necessário seguir seu passo a passo de forma correta, sem se deixar levar pela ansiedade de ver logo sua história finalizada.

A qualidade de um prato de refeição, está durante o processo de preparo, com o cuidado na escolha de cada ingrediente e seu cozimento, e não no tempo rápido para que se possa servir.

Mandamento 8:

Não fugirás da revisão.

Se compromete em realizar o processo de revisão de sua história, mesmo que vá solicitar os serviços de um profissional qualificado, para ajustar detalhes como enredo, amarrações de cena e construção de personagens, sob a ótica do escritor, que deve conhecer de fato sua história.

Mandamento 9:

Antes de ser escritor, será um pesquisador.

Nada se cria do absoluto nada. Antes de lançar suas ideias no papel, se comprometa a planejar e pesquisar as melhores referências para sua história, dando a ela bases sólidas e convincentes.

Mandamento 10:

Não apenas de filmes e séries vive o escritor.

Se queres ser escritor, precisa incluir em sua rotina um momento para leitura. Desta forma terá contato com os diferentes estilos de escrita, podendo assim moldar o seu, e ainda terá a possibilidade de melhorar seu vocabulário.

Está gostando do conteúdo? Compartilhe com alguém que precisa ver isso!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Post recentes